quarta-feira, 18 de maio de 2011

Medida provisória pode reduzir preço de tablets em até 36%

No começo do mês a Foxconn fez uma série de exigências ao governo brasileiro para acelerar a implantação de uma possível montadora da Apple no país.
Dentre as demandas da empresa, estava a pressa na definição da carga tributária do tablet, que ainda é considerado um computador no Brasil.

   
Foi só no final da semana passada que o pedido parece que surtiu efeito com o anúncio de uma medida provisória que deve sair essa semana.

Essa medida, segundo o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, enquadra o tablet na mesma lei de incentivo a fabricação de notebooks e com isso ele ganha isenção do pagamento de PIS/COFINS, além de ter sua taxa de IPI reduzida de 15 para 3%.
Somando todos os incentivos, o valor final de um tablet montado no Brasil pode cair em até 36%. A porcentagem do desconto varia por que o imposto ICMS não é o mesmo, variando de estado a estado.

A medida não vai só incentivar a Foxconn, mas também todas as demais fabricantes que atualmente montam tablets em terras brasileiras.
A única exigência do governo é que ao menos 20% dos componentes do tablet sejam fabricados nacionalmente. Todos os demais podem ser importados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário