
A Google acrescentou nesta segunda-feira (6/12) outro volume à saga do e-book com o lançamento de sua eBookstore.
A operação comercial, que havia sido anunciada em maio para lançamento previsto em julho passado, fica sob o guarda-chuva do Google Books e estréia com mais de 2 milhões de livros gratuitos para iPhone, iPad e iPod.
Como de costume, a palavra-chave da empresa é “aberto”. A Google diz que sua iniciativa no ramo de e-books segue essa filosofia: os livros são projetados para estarem disponíveis em todos os tipos de aparelhos, incluindo laptops, smartphones e tablets.
Os livros são armazenados diretamente “na nuvem”, com acesso via conta Google. Não há limite de quantos você poderá guardar.
À primeira vista, os preços parecem ser competitivos com os de outros fornecedores de e-books. Os títulos são vendidos por uma variedade de preços, com o mais barato saindo por cerca de 4 dólares e o mais caro, na casa dos 20 dólares – muitos, contudo, parecem estar no mesmo preço de 10 dólares que se vê por aí. Há ainda uma coleção de títulos gratuitos.
A empresa diz que, além de um leitor de e-books baseado na web, criou apps gratuitos para Android e iOS, para compra e leitura móvel. Recursos como tamanho e tipo de fonte, modos de leitura diurna e noturna, espacejamento de linhas e marcador de texto entre dispositivos também estão presentes, embora a Google diga especificamente que estarão disponíveis “em muitos livros”.
A Google também decidiu presentear seus usuários com três títulos: Great Expectations, Alice’s Adventures in Wonderland e Pride and Prejudice.

É um aplicativo típico do Google – não exatamente um design lindo, mas funciona bem e tem um bom conjunto de opções de configurações disponíveis. Quando você vai procurar e comprar livros eletrônicos, você é levado para o eBookstore do Google no Safari.
O Aplicativo é gratuito e esta disponível na Appstore AQUI .
Numa jogada interessante, a Google não é distribuidora exclusiva dos e-books Google: a empresa também criou parcerias com livrarias independentes, como a Powell’s, Alibris, e muitos membros da American Booksellers Association.
Como resultado, você poderá escolher o vendedor que quiser para comprar seus e-books – mas no fim eles estarão agrupados em um único local, em nome da simplicidade.
Tudo isso marca uma mudança na estratégia da ideia original – e polêmica – por trás do Google Books, que envolve a digitalização de coleções de títulos ao redor do mundo, com o apoio de bibliotecas e editoras. A empresa afirma que todos seus mais de 15 milhões de obras digitalizadas poderão ser pesquisados por meio do eBookstore.
O lançamento da Google também traz outro concorrente de peso-pesado no incrivelmente cheio mercado de e-books, já disputado por empresas como Amazon, Barnes & Noble e, é claro, Apple.
Para consumidores, contudo, há um grande apelo positivo: mais vendedores levam a mais competição, e mais competição encoraja as empresas a melhorar constantemente seus produtos e a fazer os preços cair.
Claro que isso tem seus próprios contratempos. No mundo real, por exemplo, você pode comprar seus e-books de qualquer fornecedor e todos irão para a mesma estante. No mundo digital, parece que você terá de entrar e sair de aplicativos Kindle, iBooks, e Google Books para ter acesso a todas as suas histórias. Por enquanto, pelo menos.
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