segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Venda de PCs cai devido ao 'efeito iPad'

A influência do iPad no mercado levou a uma queda nas vendas estimadas de PCs para este ano e para o próximo, de acordo com  relatório da Gartner. As estimativas de vendas de PCs em 2010 baixaram para 352,4 milhões, ainda 14,3% acima dos números do ano passado, mas 17,9% menos do que o estimado em setembro. Analistas também reduziram suas previsões para o aumento nas vendas em 2010 de 18,1% para 15,9%, pelas mesmas razões.



A Gartner não espera que os tablets substituam por completo os PCs, mas prevê que 10% dos computadores sejam trocados por tablets até 2014. O diretor de pesquisas da Gartner, George Shiffler, acusou diretamente os fabricantes de PC de não se anteciparem ao mercado dos tablets e focarem demais no corte de custos, enquanto a Apple e outros fabricantes focaram nas funcionalidades e na qualidade justo quando elas se tornaram mais necessárias.

Os tablets devem competir com os computadores em todos os mercados. Nos mercados mais "maduros" provavelmente os consumidores passarão a deixar de atualizar seus computadores com tanta frequência e passarão a comprar tablets, enquanto nos países em desenvolvimento, como o Brasil, muitos devem "pular" diretamente para os tablets, por causa do preço. A Apple provavelmente terá um papel menos significante nesses países, já que seus dispositivos ainda são dependentes de um computador para configurações e sincronia de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário