domingo, 30 de janeiro de 2011

Sony vence primeiro round contra jailbreak no PS3

A Corte Distrital Norte Americana do Distrito Norte da Califórnia acatou o pedido da Sony para uma ordem de restrição temporária proibindo George Hotz (mais conhecido pelo Nick hacker GeoHot) e seus comparsas de distribuir ou linkar qualquer assunto relacionado ao jailbreak no PlayStation 3, bem como ajudar ou encorajar que outros façam o jailbreak ou invadam o console da Sony ou mesmo a rede PSN.



Para completar, os condenados foram intimados a entregar aos advogados da Sony todos os computadores ou mídia de armazenamento usada para criar o jailbreak. Entretanto, esta sentença não significa a vitória absoluta da Sony, mas é apenas uma medida que visa resguardar danos em curso para a companhia enquanto o processo continua a se desenrolar.

Outro ponto a ser esclarecido é que a medida cautelar contra GeoHot e seus comparsas não significará a suspensão total das informações sobre o jailbreak no PS3, uma vez que há vários sites compartilhando os procedimentos, confirmando a máxima da web de que uma vez na rede, sempre na rede. Sabendo disso, a Sony estuda alguns mecanismos de se proteger contra a pirataria, como a inserção de seriais nos jogos.
Para quem não acompanha de perto a área, jailbreak é o processo que permite que usuários rodem qualquer tipo de código em seus hardwares (aparelhos), burlando assim os códigos autorizados pelos fabricantes e permitindo, por exemplo, se rodar games piratas e/ou baixar programas não permitidos pelas companhias.

Pod2g Descobre Vulnerabilidade que Permitirá Jailbreak Untethered

O ex membro da Chronic Dev Team (Pod2g) tem encontrado muitas brechas nas recentes firmwares iOS, Pod2g recentemente pronunciou em seu twitter que ele tem encontrado uma nova vulnerabilidade permintindo jailbreak untethered no futuro.
   

  Ainda não está claro se esta vulnerabilidade é encontrada no bootrom ou no iOS 4.3 ou iOS 4.2.1. 
Para aqueles não familiarizados com a linguagem, uma vulnerabilidade de jailbreak é uma façanha. Hackers primeiro encontrar uma vulnerabilidade, em seguida, trabalhar sobre ela para desenvolver um exploit. A façanha é usado em uma ferramenta de jailbreak para fazer o jailbreak um dispositivo IOS, como um iPhone, IPAD, ou iPod Touch.

Atualmente, o iPhone Dev Team e Comex estão trabalhando em um jailbreak untethered no iOS 4.3 IOS 4.2.1.
 The Chronic Dev Team também demostrado sua ferramenta de jailbreak GreenPois0n que supostamente fará irá fazer o jailbreak untethered do IOS 4.2.1 no futuro próximo.
Felizmente, essa exploração descoberta por pod2g desta nova vulnerabilidade serão preservados para o futuro jailbreak do firmware.
Veja a imagem do iPhone exibindo a vulnerabilidade em verbose mode.
    



De qualquer forma isso mostrar que os hackers do mundo jailbreak estão vivos e trabalhando duro para quebrar mais uma vez o sistema "mais seguro do mundo".

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rumor: Samsung quadruplica sua produção de processadores para a Apple

O Korea Times publicou nesta semana um rumor de que a Samsung teria fechado um contrato com a Apple para quadruplicar a produção de processadores móveis durante 2011.

Estima-se que isso seja o equivalente a metade da capacidade de produção da empresa, o que colocaria os produtos da Apple à frente até mesmo do Galaxy Tab e do Galaxy S em termos de consumo de componentes da Sammy.
Os rumores vão além, citando planos de construir uma fábrica de processadores em Austin, Texas, no valor de US$3,6 bilhões.


iPhone 5 deve ser redesenhado e lançado no meio do ano

Enquanto a expectativa do mercado quanto ao lançamento do novo iPhone gire em torno do meio do ano, o site Engadget disse que o aparelho vai ser "completamente redesenhado", assim como será "repensado totalmente do ponto de vista de design".



Trata-se do primeiro iPhone a ser lançado sem a presença de Steve Jobs --afastado do comando da companhia no começo do mês por motivos de saúde.
De acordo com fontes do blog, a estrutura interna do iPhone 5 vai ser diferente: o smartphone vai rodar com um novo chip da Qualcomm, que vai dar suporte tanto para a Verizon quanto para a AT&T nos EUA --assim como demais operadoras ao redor do mundo. Atualmente, os chips do iPhone e do iPad são fornecidos pela Infineon.
Em termos de design, fontes relataram ao Engadget que o novo modelo de iPhone está em testes pela alta cúpula da empresa na sede em Cupertino, na Califórnia. Não foram dados detalhes sobre como está configurado o redesenho completo do iPhone.
Uma das expectativas apontadas por publicações especializadas detecnologia dizem que o iPhone 5 deve ter reconhecimento facial --em setembro, a Apple comprou a Polar Rose, uma empresa voltada a essa tecnologia, cujo fundamento é reconhecer os rostos de amigos e marcá-los nas fotos em redes sociais como o Flickr e o Facebook.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Facebook está trabalhando em uma versão do seu site otimizada para tablets

O Facebook pode não considerar o iPad como uma plataforma móvel e, por isso, não ter planos de criar um app nativo para ele. Só que essa postura aparentemente não exclui a possibilidade de otimizar o site para interfaces multi-touch, segundo uma declaração de Bret Taylor, CTO da rede social.
Facebook no iPad
A postura do Facebook em relação a plataformas móveis seria bastante difusa, com equipes pequenas e fragmentadas trabalhando em todo tipo de aparelho. “O iPad foi uma casualidade interna disso”, disse Taylor. A longo prazo, porém, muitos apps serão escritos em HTML5 e isso inclui a criação de uma versão do Facebook otimizada para tablets, “algo em que estamos trabalhando agora mesmo”.
Apesar de funcionar perfeitamente no iPad, o site do Facebook apresenta muitos alvos pequenos demais para o uso em touchscreens. Este problema, especificamente, seria o foco das mudanças.

Apple libera iTunes 10.1.2 via Software Update

Ícone do iTunes 10 
A Apple acaba de lançar a versão 10.1.2 do iTunes, tanto para o Mac OS X, quanto para o Windows. De acordo com a empresa, o update não traz nada além de melhorias na performance e estabilidade do aplicativo.
Entretanto, também existe a possibilidade de a atualização ter sido distribuída com o objetivo de deixá-lo pronto para o lançamento da edição CDMA do iPhone, que também será ativada por meio do iTunes como ocorre com qualquer outro gadget com iOS. O novo aparelho estará à venda nos Estados Unidos a partir do dia 10 de fevereiro.
O iTunes 10.1.2 pode ser obtido através da Atualização de Software (Software Update) em seu Mac ou PC ou no site da Apple.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

iPhone transparente

Os relógios suíços são aclamados por seu fantástico design interno, possibilitando um funcionamento perfeito com qualidade que dura anos e anos. Alguns relógios — não restringindo apenas aos suíços — ousaram mostrar o design interno usando uma carcaça transparente. Com as engrenagens expostas os usuários podiam ver não apenas a hora mas como funcionam as engrenagens que movem os ponteiros.

Baseado neste conceito, acredito eu, um usuário de iPhone decidiu tornar a carcaça preta em algo totalmente transparente, mostrando todo o interior do smartphone da Apple. Obviamente o iPhone não possui engrenagens ou partes móveis como um relógio de pulso, mas é tão bonito e curioso quanto. O resultado foi fantástico.

O cara usou removedor de tinta para tirar a cor dos vidros do iPhone, deixando-os totalmente limpos e transparentes novamente. Depois foi só remontar e apreciar.

Eu vi apenas um problema nisso tudo. Lembram que o iPhone branco não foi vendido até agora por um suposto vazamento de luz do flash por conta da tinta branca? Imagina um iPhone que simplesmente não possui tinta! Este rapaz provavelmente não consegue tirar fotos em ambientes escuros ou sem luz. Até consegue, mas tudo o que deve ver é um grande clarão branco.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Photoshop Express ganha muitas novidades que tiram proveito do iOS 4 e de telas Retina


Ícone do Photoshop Express
Acaba de sair a última atualização do Photoshop Express para iOS, trazendo algumas novidades bastante interessantes. O app foi totalmente integrado aos recursos de multitarefa do sistema operacional móvel da Apple, podendo não só retornar rapidamente ao seu último estado depois de fechado, mas também realizar uploads em segundo plano.
Para donos de iPhones 4 e iPods touch de quarta geração, ele também suporta as novas telas Retina, garantindo melhor qualidade na visualização de galerias de imagens.
O Photoshop Express é gratuito e pode ser obtido agora na App Store [6,7MB; requer o iOS 4.2 ou superior]. Todos os recursos estão disponíveis também no iPad, pois este app é universal — só uma versão tira proveito máximo de todos os gadgets.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ultrasn0w 2,2 será lançado em 10 de fevereiro!?

Foi confirmado pelo hacker @MuscleNerd em seu Twitter que o iPhone Dev-Team vai lançar o processo para desbloqueio do iPhone 4 dia 10 de fevereiro após o lançamento do i4 da Varizon.
                  
    
 
Esperamos que o desbloqueio esteja pronto e que só estratégicamente o pessoal do Dev-Team esteja aquardando o lançamento oficial do iPhone 4 da Varizon.
Creio eu que o desbloqueio não será compativel com as basebands 2.10.04 e 3.10.01 . Forçando assim todos que dependem do Ultrasn0w atualizar para o iOS 4.3 já que a versão primária do iPhone 4 da verizon será a 4.2.5 (Provavelmente).
   
A unica coisa que nós resta e esperar o dia 10 de fevereiro, onde saberemos se estão dizendo a verdade ou só querendo deixar o pessoal que depende desse desbloqueio mais irritado.
   
Enquanto isso GeoHot não esta parado, Acredito que teremos um "Sn0w" criado pelo garoto. 
    
Quem será que ganhará essa corrida que ja dura alguns meses?

Tire suas dúvidas sobre: Firmware, Baseband, Cydia, Unlock iPhone

Para quem está entrando no mundo do iPhone e houve falar em alguns termos e procedimentos para desbloqueio e instalação de software não autorizados pela Apple. Qualquer dúvida ou dicas, mandem pelo comentário.



Firmware:
O firmware do aparelho é um pacote que contém todas as informações necessárias para o seu funcionamento. Contém dados essencias, como drivers, iPhone OS, atualizações de baseband, etc.
Figura 1: ícone do arquivo de firmware, com extensão .ipsw
Baseband:
A Baseband é uma placa no interior do iPhone (não existe Baseband nos iPods touch) que é responsávelpor toda a comunicação que o Software do iPhone precise fazer com a antena do aparelho. Ela é usada, por exemplo, para ligar o iPhone a torre de celulares da sua operadora, um processo que exige a utilização da antena do aparelho. O iPhone 3G, por exemplo, tem como Baseband o chip X-Gold 608. O unlock (desbloqueio) atua na Baseband.
Figura 2: baseband processor encontrado no iPhone 3G e iPhone 3GS
Firmware versus Baseband:
Na maioria das vezes que a Apple libera um novo update de firmware, o pacote, que vem compactado em um arquivo de extensão IPSW, traz também a atualização do baseband. Como o desbloqueio do iPhone só funciona com algumas poucas versões do baseband, normalmente utilizamos um programa que monta um firmware customizado, sem a atualização do baseband incluso. Um exemplo é o PwnageTool, programa do iPhone Dev Team que pega o firmware original da Apple e injeta os códigos de jailbreak e remove a atualização do baseband.
Figura 3: Opção do PwnageTool de remover a atualização do baseband ao atualizar o firmware
Jailbreak:
O que seria o jailbreak? Analisando a palavra ao pé da letra, ela chega ao português como algo perto de “fuga da prisão”, referência direta ao fato da Apple bloquear diversos APIs para os desenvolvedores utilizarem em seus aplicativos. Quando o primeiro jailbreak surgiu, o SDK nem tinha sido lançado. A App Store não existia nem como rumor. Nessa época, quem comprava um iPod touch ou iPhone ficava limitado aos aplicativos nativos do iPhone OS 1.x ou aos WebApps, acessados via Safari.
Cansados dessas limitações e sabendo das possibilidades dos aparelhos, hackers se juntaram para fazer o primeiro jailbreak, que, de forma simples, é o processo de aplicação de um código não autorizado pela Apple na partição de boot do aparelho, dando permissão de root (ou administrador) ao usuário para total acesso ao sistema. Para o usuário final, eu e você, ao fazer o jailbreak na versão 1.x, aparecia um ícone novo no Springboard (desktop do iPhone/iPod) chamado Installer. Através do Installer era possível instalar aplicativos nativos, mesmo sem a existência da App Store.
A partir da versão 2.x do firmware, o Installer foi perdendo espaço para o recém chegado Cydia. Desenvolvido pelo Jay Freeman (Saurik), o Cydia utilizava um novo formato de instalação e atualização, baseado nas instalações de pacote da distribuição do linux Debian. Para quem não sabe, assim como o Mac OS X, o iPhone OS também é desenvolvido em cima de um kernel baseado em Unix, então temos uma boa compatibilidade entre as plataformas.
Atualmente existem alguns instaladores de aplicativos não autorizados pela Apple, mas o principal e mais estável ainda é o Cydia.

Para ter o Cydia instalado no seu aparelho, é necessário utilizar uma ferramenta de jailbreak. Para isso, é necessário saber o modelo do seu aparelho e a versão do seu firmware, pois cada versão possui uma peculiaridade. Para visualizar a versão atual do seu firmware, entre em Ajustes – Geral – Sobre e veja o campo Versão. Na versão em Inglês, entre em Settings – General – About e veja o campo Version. Agora que já sabe a sua versão, pesquise a melhor forma de fazer o jailbreak.
Dica importante: caso tenha interesse em jailbreak, nunca atualize o seu firmware antes de confirmar se existe um método para a versão mais nova.
Alguns softwares que fazem o jailbreak atualmente: PwnageTool, redsn0w e blackra1n.
Jailbreak Tethered x Untethered: entenda as diferenças
No lançamento do iPod touch 2G, a Apple bloqueou os acessos antigos à partição de boot do aparelho (iBoot). Com isso, os hackers perderam a brecha disponível no sistema para aplicar o exploit que permitia o jailbreak no aparelho. Os desenvolvedores encontraram uma forma de fazer o jailbreak, mas, para isso o aparelho precisava estar conectado a um computador toda vez que o iPod era reiniciado.
Então esse é o conceito de Tethered Jailbreak: seu aparelho pode ser patcheado normalmente com um exploit de jailbreak, porém ele depende de um computador para forçar o boot do firmware modificado. Neste caso, seu aparelho funcionará normalmente. Você pode botar ele normalmente em standby e todas as suas funções. A única intervenção será no momento que acabar a bateria ou quando você desligar o aparelho através do “slide to power off”. Ao ligar novamente, aparecerá na tela do aparelho o ícone do iTunes com o dock connector, pois o firmware instalado não foi reconhecido. Nesse momento, você liga o aparelho no computador e roda um software (como o blackra1n) para ele aplicar o patch e forçar o iPod/iPhone iniciar no modo jailbroken.
O Untethered Jailbreak é o jailbreak completo, sem a necessidade de intervenção do usuário através de um outro dispositivo, pois a partição de boot foi patcheada de forma que o aparelho não perceba a diferença do firmware modificado.

Desbloqueio de iPhones

Depois de realizado o processo de jailbreak, também é possível realizar o processo de desbloqueio de iPhones, uma etapa opcional. Sendo assim, seu iPhone bloqueado de fábrica, poderá tornar-se funcional com qualquer operadora telefônica.
Caso seu aparelho seja desbloqueado de fábrica, esta ferramenta é dispensável, agora, caso seu iPhone não seja desbloqueado, basta seguir os seguintes procedimentos para desbloqueá-lo de maneira bem simples:
  1. Abra o Cydia;
  2. Dê um clique na aba Manage;
  3. Clique na aba Sources;

  • Clique em Edit, depois em Add;
  • Vai aparecer uma aba, para você escrever um endereço;
  • Digite o seguinte endereço: http://repo666.ultrasn0w.com, atenção para o detalhe da palavra ultrasn0w, é com o número 0, não com a letra O;
  • Para finalizar clique em Add Source

  • Depois, basta você clicar em Search ou pesquisa, e escreva a palavra ultrasn0w, certifique-se que a versão é a 1.0-1;
  • Encontrando a ferramenta, basta agora clicar em Install ou instalar, que encontra-se no canto superior direito;
  • Após instalar, basta reiniciar o seu iPhone e pronto, o seu aparelho aceita o SIM card de qualquer operadora.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Apple amplia sua lista de fornecedoras de componentes do iPad 2 e do iPhone 5

Pôster Exploded Pad 
Novos relatos do DigiTimes tratam de rumores acerca de futuros lançamentos da Apple. O primeiro deles conta que a lista de fornecedoras de placas de circuito impresso para o iPad 2 teria crescido bastante. Agora, além de Ibiden, Tripod Technology e TTM Technologies, as empresas Compeq Manufacturing, Gold Circuit Electronics (GCE), Meiko e Nan Ya PCB vão iniciar o envio de lotes ao longo de fevereiro e março, para iniciar uma produção em massa a partir de abril.
Analistas da indústria previam uma escassez para esses componentes no início de 2011, dado o uso cada vez mais comum deles em tablets e smartphones. Um dos problemas que teriam afetado os suprimentos de circuitos impressos seria o rendimento da produção de placas com quatro ou mais camadas e desenhos de circuitos complexos.
Outro relato da DigiTimes conta que Foxconn Electronics, Foxlink, Gold Circuit Electronics (GCE) e Epistar foram adicionadas como fornecedoras de componentes para o iPhone 5, cujo lançamento deverá ocorrer no verão do Hemisfério Norte. A Foxconn deverá ocupar o lugar da Foster como fabricante dos fones de ouvido, dado que a força do iene japonês teria levado a Maçã a procurar alternativas menos custosas.
Tendo em vista os problemas para atender à demanda pelo iPad e a declaração de Tim Cook durante a conferência de resultados desta terça-feira, dizendo que o iPhone 4 teria mais vendas ainda, caso fosse possível fabricá-lo em maior quantidade, é natural que a Apple esteja procurando assegurar o máximo possível de fornecedoras o quanto antes.

Apple adiciona parafusos invioláveis para o iPhone 4

Apple está dizendo um pouco "parafuso" ao seu iPhone quatro usuários, equipando seu mais recente smartphone com tamper-nova-parafusos à prova de tudo para impedir que as pessoas mexer com o aparelho de internos.



Kyle Wiens, presidente-executivo da iFixit , um reparo da Apple e fornecedor de peças, disse que o objetivo dos parafusos de novo para que os usuários manualmente substituir a bateria do iPhone, da Apple dando controle total do seu produto. Ele afirma: "Se você levou seu carro para conserto e soldadas sua capa fechada, você não ficaria muito feliz".
Os parafusos novos vêm como padrão em iPhones recentemente fabricado, e se você tomar o seu iDevice em uma reparação, os engenheiros da Apple vai realmente trocar os parafusos phillips para as novas versões de alta segurança.
Assim, mesmo se você é um mão de solha com uma chave de fenda, não haverá mais mexer com o seu iDevice, e você vai ter que pagar uma bolada de £ 55,00 para uma taxa de substituição da bateria se o seu aparelho não está sob garantia.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Aplicativo Criado por Garoto de 14 anos e o mais baixado da semana

O Aplicativo Bubble Ball  foi baixado mais de 2 milhões de vezes tirando o trono de jogos populares como “Angry Birds”, “Fruit Ninja” e “Talking Tom Cat”.

    

O Jogo da Bolha criado para iPhone está em primeiro lugar entre os aplicativos gratuitos mais baixados no iTunes.O Jogo foi criado por um garoto de 14 anos Robert Nay que mora em Spanish Fork, Utah, EUA.
O Aplicativo foi disponibilizado depois que Robert Nay resolveu fazer uma pesquisa sobre programação com um livro da biblioteca pública de sua cidade onde passou horas estudando com um kit para desenvolvedores de software Corona, da Ansca Mobile.

Divulgação  

“Quando lancei [O jogo], nunca imaginei que ele faria tanto sucesso”, afirmou Robert Nay à “ABC News”.
Além disso, ele declarou que a única ajuda que teve foi de sua mãe Kari Nay no Design. O Adolescente também disse que pensou em desistir por um momento e se perguntou: ‘sério que as pessoas conseguem mesmo fazer isso?’.
Robert Gostou do resultado e de todo o sucesso que está tendo por isso está desenvolvendo um novo aplicativo. O novo projeto do Adolescente está guardado debaixo de sete chaves.

Microsoft encoraja Geohot a fazer Jailbreak do Windows Phone 7

A Microsoft, considerada uma empresa vilã da comunidade de geeks durante muitos anos, acaba de fazer algo que pegou de surpresa muita gente. Enquanto a Sony está processando o hacker Geohot (famoso por ser o primeiro a fazer o jailbreak do iPhone e responsável por distribuir a última quebra de segurança do PS3 na internet), a Microsoft encorajou o rapaz a fazer o Jailbreak do Windows Phone 7.

  
Enquanto falava sobre a pressão da Sony em cima da comunidade de hackers que promovem a customização de aparelhos neste artigo, Geohot comentou sobre como a Microsoft estava tratando bem a comunidade hacker. Ele terminou com uma brincadeira, dizendo que iria comprar um Windows Phone 7 em breve.

O diretor da experiência de desenvolvedor do Windows Phone, Brandon Watson, rapidamente viu a oportunidade e, através do twitter, mandou uma mensagem para o hacker poucas horas depois:




“#geohot se você quiser criar coisas legais personalizadas no #wp7, me envie um e-mail que a equipe lhe dará o telefone — vamos deixar a criatividade de desenvolvedor florescer #wp7dev”
  

Em novembro, o time hacker CheveronWP7 conseguiu criar um quase-jailbreak do Windows Phone, que permitia o aparelho rodar aplicativos customizados e personalizados. Eles logo foram contactado pela Microsoft, e, após uma discussão franca, receberam sinceros agradecimentos da empresa, já que haviam detectado um sério buraco na segurança do aparelho, que agora está consertado.

Estimativas indicam que iPhone CDMA terá até 15 milhões de unidades vendidas em 2011

Mal foi anunciado (e nem sequer chegou às lojas, ainda), já há previsões de que o iPhone 4 CDMA produzido pela Apple para a rede da Verizon Wireless poderá vender até 15 milhões de unidades durante este ano. Quem afirma isso é o DigiTimes, alegando que a Maçã teria aumentado suas estimativas de venda para o novo aparelho devido ao forte interesse do público, mesmo sem o início da pré-venda para clientes seletos da sua nova operadora parceira.

Inicialmente, a Pegatron Technology (suposta responsável por produzir o novo iPhone 4 CDMA) teria recebido um pedido inicial de 10 milhões de unidades desta versão do smartphone da Apple. Porém, agora se acredita que suas projeções internas de produção já tenham aumentado para, no mínimo, 12 milhões de unidades, com a possibilidade de atingir até 15 milhões na prática.
Embora boa parte da mídia encare o iPhone 4 CDMA como uma exigência específica da Verizon nos Estados Unidos, também é bom lembrar que há outros mercados nos quais a Apple poderá expandir sua influência oferecendo uma alternativa ao padrão GSM, especialmente na Ásia. Aumentando a estimativa de produção do novo aparelho, será possível firmar mais contratos com novas operadoras, mesmo sem o lançamento de uma edição completamente renovada do iPhone.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Apple libera segundas versões beta do iOS 4.3, iOS SDK 4.3 e novo software para Apple TVs

A Apple acaba de disponibilizar no iOS Dev Center a segunda leva de versões beta do iOS 4.3 (build 8F5153d, para iPads, iPhones e iPods touch), do iOS SDK 4.3 (build 10M2508a) e de um novo software para Apple TVs de segunda geração.
iOS 4.3 beta 2
Foi divulgado que os gestos multi-touch disponibilizados na primeira beta do iOS 4.3 iPads não chegarão à versão final do firmware, voltada para consumidores. A existência deles nestas versões beta seria para desenvolvedores testarem possíveis conflitos com seus apps, evitando assim que aplicativos que hoje usam gestos feitos com quatro ou cinco dedos entrem em conflito com esses comandos universais do sistema.
Ainda não foram encontradas diferenças marcantes entre esta versão beta e a que foi liberada há uma semana, apenas melhorias na performance ao iniciar ou alternar entre apps.

Microsoft lança OneNote para IPhone

A Microsoft divulgou na última terça-feira a versão para IPhone (aparelho da sua concorrente, Apple) do seu aplicativo móvel OneNote, usado para realizar anotações.


O Programa tem recurso de gravação de áudio e sincronização com o serviço de armazenamento do Windows Live, permitindo que as notas sejam subidas para a internet. 

Além do OneNote, a Microsroft também disponibiliza outros programas para o IPhone como o Windows Live Messenger e o Bing, seu serviço de busca. O OneNote está disponível gratuitamente por tempo limitado no ITunes.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Hacker anuncia nova forma de “grampear” iPhone e smartphones com Android

Cerca de três anos após o primeiro iPhone ser hackeado, especialistas em segurança de computadores afirmam ter encontrado novas maneiras de invadir smartphones. Uma delas promete ser uma grande dor de cabeça para a Apple, além de poder atormentar usuários de celulares com Android, o sistema operacional da Google.

 

Em uma apresentação prevista para a próxima semana durante aBlack Hat, conferência sobre segurança prevista para a semana que vem em Washington, nos Estados Unidos, o pesquisador da Universidade de Luxemburgo, Ralf-Philipp Weinmann, planeja demonstrar sua nova técnica em um celular da Apple e em dispositivos com Android. Com o ataque, ele afirma que os smartphones se transformam em equipamentos de espionagem.
“Vou demonstrar como utilizar o recurso de resposta automática para transformar o celular em um aparelho que permite ouvir as conversas remotamente”, explica Weinmann.

 Segundo ele, isso é possível ao controlar a chamada “baseband” do celular, que é utilizada para enviar e receber os sinais de rádio durante a comunicação do aparelho com a rede da operadora.
Weinmann encontrou bugs na forma como o firmware utilizado nos chips vendidos pela Qualcomm e Infineon Technologies processam os sinais de rádios em redes GSM (Global System for Mobile Communications), utilizadas pela maioria das operadoras de telefonia.
Isso representa uma nova área na pesquisa de vulnerabilidades de celulares. Até recentemente, os ataques a celulares tinham como foco os programas e o sistema operacional.
Para “hackear” um smartphone via ataque de baseband, como dito por Weinmann, é preciso, primeiro, configurar uma falsa torre de telefonia e depois fazer com que o telefone se conecte a ela. Só depois disso ele pode disseminar seu código nocivo. "É um ataque extremamente sofisticado", afirma  Don Bailey, consultor de segurança da empresa Isec Partners. Ele afirma que esse tipo de invasão não deve se disseminar em larga escala em um curto prazo.
Mas as pesquisas nessa área já decolaram, impulsionadas por um novo software de código aberto chamadaOpenTBS. Esse programa permite que praticamente qualquer um consiga configurar uma torre de rede de telefonia celular, com cerca de 2 mil dólares de equipamentos. Há cinco anos, os fabricantes de equipamentos não precisavam se preocupar com esse tipo de ataque, pois exigia dezenas de milhares de dólares para ser feito. Com a chegada do OpenTBS, tudo mudou.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

iOS 4 está presente em cerca de 90% dos iDevices.

Segundo uma pesquisa feita pela Bump, quase 90% (mais precisamente 89,73%) dos iPhones e iPod Touch que estão em circulação pelo Mundo utilizam alguma versão do iOS4; 10,25 porcento estão no iOS 3; e 0,02% com iOS 2, primeiro a ter suporte ao AppStore.
A pesquisa é bem confiável, já que o aplicativo Bump foi baixando 25 milhões de vezes entre usuários de iOS e Android.
Já quem utiliza Android, o processo é reverso. Somente 0,4% dos usuários atualizaram para a última versão do sistema Android, o 2.3 “Gingerbread”.

SleepFX: Adicione efeitos ao “bloquear” seu gadget.


SleepFX é um novo tweak disponível no Cydia Store, cuja sua função é adicionar efeitos ao deixar seu dispositivo em repouso. SleepFX é desenvolvido pela mesma equipe do TV Tube Sleep.
Ao comprar e instalar o tweak, nada é adicionado à sua SpringBoard, as opções de configurações se encontra no Ajustes.
.

Os efeitos que podem ser aplicados são variados, como: Efeito de uma TV antiga desligando, sucção, zoom, entre outros. Há ainda a opção de configurar a velocidade dos efeitos, e efeitos sonoros.

SleepFX se encontra no repositório BigBoos e custa $4,99.

Nintendo 3DS que se cuide, pois um iPod touch 3D pode estar vindo aí

Um dos maiores empecilhos para a adoção de tecnologias 3D em telas é a necessidade de óculos grandes, caros e desconfortáveis. Para contornar isso, a Nintendo aposta em uma tecnologia que dispense acessórios para fazer imagens saltarem da tela de seu próximo videogame portátil, o 3DS. Acontece que a Apple pode estar preparando algo similar: segundo o site Macお宝鑑定団 (Google Translate), um futuro iPod touch vai oferecer um sistema inovador para simular profundidade.


Como o vídeo acima demonstra, a terceira dimensão na tela do gadget poderá ser alcançada com o uso de uma tecnologia de rastreamento da posição do usuário (algo que a Apple já patenteou). Apesar de não ser “3D de verdade”, um sistema semelhante fazendo uso de um Wiimote mostrou-se extremamente convincente.

Se o rumor parasse aí, eu diria que era algo praticamente certo para os gadgets deste ano ou de 2012, só que ele prossegue, dizendo que a Apple estaria pronta para fabricar pequenos painéis 3D similares a modelos produzidos pela Sharp, com barreira de paralaxe. Entre usar algo inédito no mercado, combinando a câmera FaceTime com um software avançado de head tracking, e usar algo que a Nintendo vai aplicar em seu próximo console portátil, o que você acha que a Apple faria?
Eu aposto no uso da câmera, por uma série de fatores: não requer óculos, mantém a resolução da tela e qualidade da imagem inalteradas, poderia ser ligada/desligada com um toque (cubra a câmera com o dedo e alterne entre 2D e 3D), não depende de uma distância precisa em relação ao gadget, entre outras vantagens. O maior problema que eu vejo é que poderia funcionar muito mal em situações de pouca luminosidade ou com usuários de pele escura. Tirando isso, essa é a tecnologia 3D mais Apple-like possível atualmente.

sábado, 15 de janeiro de 2011

iPad 2 poderá funcionar como filmadora

No meio de uma festa, você tira um dispositivo do bolso e começa a filmar o que está acontecendo. Cena normal, exceto por um detalhe: esse dispositivo poderá ser um iPad 2, o tão falado futuro tablet da Apple. A versão mais recente do iOS 4.3 disponibilizada para programadores revelou que o sistema conta com aplicativo para captura de vídeos no iPad. E as novidades não param por aí.

 

Será?
Alguns interneteiros começaram a fuçar no código-fonte do iOS 4.3 SDK e descobriram que o iPad 2 poderá ter vídeo. Se depender dos arquivos contidos nessa versão de testes do sistema, lá estão ícones que comprovam um aplicativo de vídeo para o tablet. E se uma captura de vídeo é algo que podemos esperar do futuro iPad, o mesmo vale para a captura de fotos, que também deve ser adicionada ao aparelho.
Outro recurso que deve aparecer nos próximos tempos e o Find My Friends (Encontrar meus amigos, em tradução). Ainda não sabemos como vai funcionar, mas as melhores apostas dizem respeito a um novo serviço atrelado ao MobileMe que permitirá encontrar seus amigos a partir da localização geográfica. Nos mesmos moldes do Google Latitude, esse recurso poderia tirar proveito do recurso Find My iPhone, que já está presente nos smartphones da Maçã (bem como nos iPods Touch, devo dizer).
Agora eu sou obrigado a perguntar: se você Steve Jobs, colocaria uma câmera de quantos megapixels no iPad 2? A do iPhone 4 é de 5 megapixels e faz vídeos em HD 720.

Apple: prestes a revolucionar os formatos de áudio?

O boato chega no momento em que audiófilos em massa adotaram o MacBook Pro como uma fonte musical confiável para sistemas de som, durante a exposição da CES (Consumer Electronics Show) na semana passada.



A maioria deles estava usando arquivos AIFF, ripados de CDs, para DACs de alta resolução. Outros usavam software para encodar áudio de 24 bits e 96 kHz, vindos de sites com o HD Tracks ou o Society of Sound (marca de falantes elitistas) da B & W para o iTunes.
Se a Apple realmente começar a vender sua música em formatos de alta definição, como estéreo 24/96, você finalmente terá o máximo em aplicação ‘fodona’ para audiófilos. Pela primeira vez desde o lançamentodos CDs, haveria uma razão para comprar toda a sua coleção musical de novo.
O boato é crível por algumas razões:
1. Steven Jobs (dono da APPLE) é um audiófilo que ama música;
2. O iTunes da Apple vende 20% de toda a música vendida nos dias de hoje, de acordo com relatórios recentes;
3. A nova unidade de armazenamento digital da Apple em South East pode abrigar os enormes arquivos necessários;
4. Diz-se que a [gravadora] EMI converteu todas suas fitas máster para 24/96 recentemente.
O boato pode ser falso pelo seguinte:
1. A banda larga necessária para transmitir áudio 24/96 é maior e assim poderia entupir algumas redes;
2. Com os debates sobre a Net Neutrality rolando (nota do tradutor: discussões em torno da liberdade de expressão na internet e controle de conteúdo na mesma) – protagonistas no fornecimento de acesso à rede como a Comcast, Time Warner e outras podem tentar cobrar mais para pessoas que baixarem arquivos maiores em algum ponto no futuro;
3. A indústria musical acha que, de algum modo, as pessoas irão roubar esses arquivos em HD, apesar das pessoas basicamente não roubarem arquivos comprados via iTunes na definição padrão.



Para ser claro – se a música fosse vendida em formato de alta definição, através do iTunes – seria o mais importante avanço no áudio de alta performance desde o lançamento do Compact Disc. A Apple tem o poder e as razões para fazê-lo. Reze para que eles o façam e então gaste como um marinheiro bêbado, uma vez que áudio em 24/96 não só vale a pena ter para seu sistema de áudio de alta qualidade, mas também por apoiar aqueles que apoiam o áudio em HD. Vamos lá, Apple – faça isso!

iPhone Dev-Team confirma que não lançará nova ferramenta de unlock antes do iOS 4.3

Com uma nova versão do iOS já em fase beta, o iPhone Dev-Team não pretende desperdiçar esforços com novas ferramentas de jailbreak/unlock nos firmwares atuais.
É o que confirma o hacker MuscleNerd, um dos seus principais integrantes:
Official iPhone unlock statement: no unlock will be released until after 4.2.5 or official 4.3 (whichever is last) is out14/01/2011 09:01 via web
Embora o tweet cite o iOS 4.2.5, este provavelmente não será liberado para o público. Trata-se apenas de uma variação do 4.2 instalada nos primeiros iPhones 4 CDMA da Verizon Wireless, mas a partir do 4.3 tudo deverá ser unificado entre os modelos GSM e CDMA.
Quando hackers expõem brechas de sistema ainda em fases betas do iOS, isso dá à Apple a oportunidade de fechá-las antes do seu lançamento final para todos os usuários. Daí essa decisão de esperar mais um pouco — quem sabe até março, mas paciência…

Donos de MacBooks Pro com GPUs NVIDIA defeituosas já podem requerer uma substituição

A última vez em que falamos deste assunto foi em setembro do ano passado, então é natural que algumas pessoas já tenham esquecido dele, portanto aqui vai um lembrete: se você for dono de um MacBook Pro de 15 ou 17 polegadas vendido entre maio de 2007 e setembro de 2008, saiba que a NVIDIA já está recebendo os pedidos de troca ou ressarcimento do acordo acerca de GPUs problemáticas.
NVIDIA - abacaxi também para a Maçã
Neste caso, os modelos supracitados que apresentarem problemas (imagens distorcidas ou ausência total de vídeo) são elegíveis para a troca da GPU sem nenhum custo para o usuário, seja de mão de obra, peças ou transporte. Quem já tiver buscado uma solução por conta própria poderá ser completamente ressarcido, bastando para isso apresentar a documentação do serviço de reparo.
O formulário de cadastro para usuários que desejarem usufruir deste acordo está disponível aqui. Além desses modelos de MacBook Pro, algum laptops da HP e da Dell também são elegíveis; a lista completa pode ser vista aqui.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

iPhone 5 pederá ter uma Baseband da Qualcomm e processador A8

O iPhone 5 irá utilizar um chipset de banda base Qualcomm e um substrato de IC da Kinsus, de acordo com o DigiTimes.
   


A Kinsus Tecnologia de Interconexão poderia quebrar a cadeia de fornecimento do iPhone 5 da Apple,o novo smartphone que vai adaptar chipsets de banda base da Qualcomm, que usa Kinsus IC substratos, de acordo com uma língua chinesa Apple Daily.
Há muito tempo vem aparecendo rumores que a Apple irá desenvolver um iPhone híbrido que suporta as redes GSM e CDMA usando um chip da Qualcomm.
O iPhone 5 é previsto para sair no segundo trimestre de 2011 (anunciado na WWDC,)
E incluirá um  processador "novo A8". Atualmente, o iPhone 4 é baseada na "A4 Apple" , que é uma combinação de um processador ARM Cortex-A8 e um GPU. 
   
    
A partir dos relatórios desta manhã, como também observado por nós, não está claro se esses rumores de um processador novo A8 estão apontando para uma atualização da atual Cortex-A8 que pode sugerir um movimento a um processador dual core, como dois A4s Apple combinado.
Os relatórios de hoje não dizem muito sobre os detalhes deste novo processador, mas não ficaria surpreso de ver a Apple tendo a tecnologia existente e renomear-lo para seu próprio nome, como fizeram com o A4 Apple. Além disso, um processador dual-core no iPhone 5 ajudaria Apple permanecer relevante, considerando que os fabricantes estão fazendo no Android com o Tegra2 que e mostroosamente poderoso.

APPLE LANÇA BETA 1 DO iOS 4.3

A poucos minutos atrás, a Apple lançou o IOS 4,3 Beta 1 para desenvolvedores, veja aqui algumas das novidades do novo iOS:

1. Um monte de novas APIs para tecnologia de streaming de vídeo através de rádios. A partilha de vídeos em sua TV ou dispositivos compatíveis, será mais fácil e mais rico e também podem ser aplicativos da App Store.
2. Acrescentado novas APIs que permitem exibir banner iad em Full Screen
3. Acrescentado nova API para AVFoundation que permitem obter estatísticas detalhadas de Live Stream sobre o protocolo HTTP, através do qual vemos eventos ao vivo através do navegador embutido.
4. Novos Gestos Multi-touch para o IPAD! A Apple está testando a capacidade de integrar novos gestos sull'iPad e através desta versão beta vai recolher comentários e opiniões dos usuários para ficar melhor e melhor. Entre elas estão:
  • a possibilidade de tocar na tela com 4 ou 5 dedos para a tela inicial;
  • Deslizar o dedo para cima para mostrar um multi-tarefas (em vez de um duplo clique no botão Home);
  • Deslizar o dedo para esquerda e direita para alternar entre as aplicações, incluindo aqueles abertos em multitarefa (uma característica também estará disponível no Mac OSX Lion no modo de tela cheia).
5. O iPhone pode ser usado como um hotspot WiFi! Esta função é muito útil e pode identificar o iPhone como um roteador sem fio. Desta forma, navegar na Internet a partir de outros dispositivos que utilizam o iPhone 3G. Será esse o fim do MyWii ?
6. FaceTime Novo ícone para o iPod Touch
7. Novos efeitos para a câmera. Aqui está uma tela do arquivo Info.plist relatando as novas funcionalidades:
  • Câmera Térmica
  • Raio-X
  • Caleidoscópio
  • Normal
  • Túnel de Luz
  • Recolher
  • Turbina
  • Ampliar
8. É hora de decidir a função pode ser associada com a tecla lateral dell'iPad através das definições. Nós podemos parar a rotação ou silenciar.

9. Adicionado a capacidade de escolher a frequência para repetir o alerta SMS;
10. Adicionado ao menu de dados de item de amarrar as estatísticas de uso;
11. A opção para serviços de localização foi movido. Agora é o início da tela de configuração, logo abaixo das notificações;
12 . Ela foi também mudou o som que toca quando você tirar uma fotografia ou uma imagem;
13. O IOS 4.3 inclui um novo layout de teclado semi-transparente e as informações são que o teclado é ainda mais sensível que o atual.
14. IOS O 4.3 também traz um novo layout para a tela de atualizações da App Store!

Agora é esperar as novidades e torcer para nao virar uma nova novela em relacao a unlock e jailbreak.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Geohot responde à Sony:

Além de saber mais do que muita gente na área de computação e programação de dispositivos fechados, o jovem hacker George Horitz demonstrou ontem que também sabe um pouco da área de direito. Talvez pelas ameaças que ele já sofreu das companhias no passado, ou talvez ele só tenha sido assessorado por um bom advogado. De qualquer modo, o hacker mandou sua resposta para oprocesso aberto pela Sony ontem. E foi uma resposta completa.

  

Primeiro, o americano diz que não tem conexão com o fail0verflow, o outro grupo que também encontrou e publicou as chaves. Segundo o processo aberto pela Sony, eles seriam de alguma forma afiliados ou cúmplices. George também garante que não está se beneficiando financeiramente com a publicação das chaves na internet, apesar da fabricante do PS3 Sony citar a existência de uma suposta conta no PayPal aceitando doações para o hacker.


O gato não vai voltar pra dentro da sacola | Clique para ampliar
A defesa continua, mostrando que a Sony (ou ao menos a firma de advocacia contratada pela empresa) não entende patavinas de como a internet funciona: “os códigos necessários para o jailbreak do PS3 foram publicados na internet [...] e vão sempre estar a uma busca do Google de serem encontrados” diz a resposta do seu advogado. “Não há como de-publicar as chaves”, ele completa.
Já sobre a apreensão dos equipamentos requerida no processo, o seu advogado diz que Geohot trabalha consertando computadores e que seu trabalho depende necessariamente do equipamento que ele dispõe. Por isso, se eles forem apreendidos como a Sony quer, na teoria o hacker não conseguiria pagar suas contas porque não teria como trabalhar, o que é um argumento válido na minha opinião.
Apesar da briga parecer acirrada, não acho que a Sony vai conseguir mostrar evidências o bastante em corte para a condenação de todos os envolvidos. Mas isso não impede eles de tentar, claro.